Usuário

Entenda o cálculo tarifário

Faz 10 anos que não se calcula a tarifa em BH. A última vez foi em 2007, logo antes de o atual contrato entrar em vigor. Isso porque calcular a tarifa não é o mesmo que reajustar a tarifa! Há uma metodologia para calcular a tarifa, e isso é muito diferente de aplicar índices ao valor da tarifa do ano anterior, que é o que temos hoje.

Reajuste tarifário é sempre aumento. Afinal, nesses 10 anos, a tarifa só diminuiu nas manifestações de junho de 2013. Além disso, esse é um sistema que incentiva as empresas a reduzir a qualidade do serviço para cortar custos. Mas é possível fazer diferente! Dá uma olhada aqui!

fórmula GERAL

A fórmula do cálculo tarifário nada mais é do que a divisão dos custos totais de operação do sistema pelo número de passageiros. Como existem descontos ou gratuidades para determinadas categorias de usuários, reduzimos o total de passageiros para o que chamaremos aqui de passageiros equivalentes. Assim, o total de passageiros equivalentes é obtido a partir da soma do total de usuários que pagam a tarifa cheia com o total de usuários que possuem desconto, ponderados por um fator de equivalência.

A maior parte das informações foi obtida dos MCOs (Mapas de Controle Operacional), Relatórios Gerenciais e notas fiscais requisitados via LAI (Lei de Acesso à Informação) e disponibilizados pela BHTrans. Também foram feitas pesquisas de mercado sobre preços de alguns insumos. O relatório completo pode ser baixado aqui.

custos VARIÁVEIS

Representam todos os custos referentes aos ônibus, tais como gastos com combustíveis (óleo diesel), lubrificantes, ARLA 32 (reagente químico, bastante utilizado, que reduz a emissão de poluentes), pneus, recapagens, peças, acessórios e manutenção dos veículos em geral.

Frota Óleo Diesel Lubrificante Rodagem Peças Custo/KM
Micro 0 R$0,77 R$0,12 R$0,10 - R$0,99
Leve 27 R$0,94 R$0,12 R$0,15 R$0,22 R$1,42
Médio 9 R$1,05 R$0,12 R$0,15 R$0,41 R$1,72
Convencional 2165 R$1,20 R$0,12 R$0,16 R$0,30 R$1,77
Convencional - Novos Modelos 233 R$1,26 R$0,12 R$0,16 R$0,29 R$1,82
Padron 236 R$1,69 R$0,12 R$0,16 R$0,32 R$2,28
Articulado 192 R$2,30 R$0,12 R$0,26 R$0,71 R$3,39
Ponderado 2862 R$1,32 R$0,12 R$0,16 R$0,34 R$1,93

custos FIXOS

Representam todas as despesas com pessoal, tais como salários, diversos encargos sociais e benefícios de motoristas, cobradores, despachantes, pessoal administrativo e diretoria. Incluem também gastos com veículos, depreciação e taxa de remuneração do capital investido na frota, instalações, almoxarifado, máquinas e equipamentos. Neste item também são considerados os gastos com o seguro obrigatório DPVAT, com o IPVA dos veículos e o Seguro de Responsabilidade Civil. Por fim, incluem-se outras despesas diversas, como energia, telefone, administração, contabilidade, tecnologia etc.

Pessoal R$14.038,79
Benefícios R$3.142,46
Depreciação e remuneração do capital aplicado em veículos
Ponderado, 12% a.a.
R$4.001,20
Remuneração de almoxarifado e instalações R$233,59
Depreciação de máquinas, instalações e equipamentos R$33,37
Despesas administrativas diversas R$834,27
Despesas com seguros R$313,32
Frota reserva técnica R$5.415,76
Total Custos Fixos da frota operacional R$28.012,76

taxas e IMPOSTOS

Representam as taxas e impostos incidentes sobre a atividade. Conforme informado pela BHTrans, o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) está suspenso, desde junho de 2013, para as empresas de transporte coletivo. Da mesma forma, o PIS e COFINS foram desonerados a partir de julho do mesmo ano. Assim, somente foram consideradas as cobranças do INSS.

cálculo
TARIFÁRIO

Custo Variável
CV (R$/km)

+

Custo Fixo Operacional
CFO (R$/veic./mês)

+

Custo Frota Reserva
CFR (R$/veic./mês)

CV/Km

CFO

CFR

x
x
x

Km rodados em 2017

Frota 2017

Frota 2017

=
=
=

+

+

=

+

Impostos

-

Publicidade

Custo Total

=

custo por
PASSAGEIRO

Custo Total


Nº Passageiros

=

R$86.589.155,44


25.068.520

tarifa final

R$3,45